quarta-feira, 23 de maio de 2012

QUEM SABE FAZ AO VIVO...




Como ilustração nós adicionamos algumas fotos reais do processo de produção da bebida fermentada através da Manga:


Higienização da Manga: Para a sua higienização, a manga foi lavada em água corrente





Higienização com Hipoclorito de Sódio: Em seguida a manga foi mergulhada em um béquer de 1000 mL contendo 400 mL de uma solução concentrada (3% - 0,5 g/ 200 mL) de hipoclorito de sódio, durante 10 minutos.






Lavagem com Água Destilada: Em seguida a fruta foi lavada com água destilada para que se removesse o excesso do hipoclorito.



 Extração da Casca da Manga: A manga foi descascada e cortada em cubos


Manga Descascada e Cortada:




Extração da Polpa com liquidificador: A extração da polpa foi obtida num liquidificador, resultando-se em um purê homogêneo, num rendimento de 400 mL.


Filtragem do Purê: Para obter-se uma fração mais líquida a polpa foi filtrada em uma peneira, gerando-se assim 200 mL desse líquido chamado de mosto, armazenado num béquer de 1000 mL.


Mosto: 



Pasteurização: Este mosto foi pasteurizado a uma temperatura de 60°C durante 20 minutos numa placa de aquecimento, para a destruição eliminação dos micro-organismos patogênicos.


Resfriamento: Em seguida,o mesmo foi colocado num freezer sob uma temperatura de 07°C durante 20 minutos, e assim resfriado para uma temperatura de 25°C.







Adição de Fermento biológico: Após o resfriamento, foi acrescentado ao mosto 200 mg de fermento biológico, e o mesmo foi transferido para o erlenmeyer, de maneira que foi montado o sistema de fermentação.




Fermentação: No sistema de fermentação, o mosto contido em um erlermenyer foi conectado a outro erlenmeyer, que continha com uma solução de hidróxido de cálcio (CaOH) (0,5g/ 200mL), através de um tubo flexível, fita isolante, fita crepe e rolha.


Filtração 02 :Concluído o processo de fermentação, o mosto foi filtrado em uma peneira, para a remoção de partículas indesejáveis obtendo-se uma bebida mais límpida, e transferido para um béquer de 500 mL, obtendo-se aproximadamente 100 mL de fermentado.


Teste de Jones:  Uma pequena fração da bebida foi utilizada para realização do Teste de Jones. Este Teste teve a finalidade de determinar a presença de álcool primário (etanol) na bebida.





Diluição: Realizou-se em seguida, a diluição da bebida, numa proporção de 100 mL de fermentado para 160 mL de água mineral.

 


Filtração 03: Novamente a bebida resultante foi filtrada, desta vez, em um coador de pano, de maneira, que obteve-se um rendimento final de aproximadamente 200 mL.



Decantação: A bebida foi mantida numa proveta graduada sob resfriamento durante 7 dias, para ocorrer a decantação.



Análises Químicas:

Teste de Teor Alcoólico: Aproximadamente 50 mL da fração não decantada, foi submetida á análise de teor alcoólico, utilizando-se o alcoômetro, de maneira que o valor de teor alcoólico obtido foi de 4,5% (v/v),



Teste de pH: Foi utilizado da fita indicadora de pH, de maneira que o valor de pH obtido foi de 4.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore para enriquecer nosso conteúdo, deixe seu comentário!